Translate

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018




Big Bang (hangul: 빅뱅, estilizado como BIGBANG) é um grupo masculino sul-coreano formado pela YG Entertainment, tendo sua estreia oficial datada em 19 de agosto de 2006. Seus membros são G-Dragon, T.O.P, Taeyang, Daesung e Seungri. O grupo, com suas raízes predominantemente no hip hop, obteve inicialmente um sucesso moderado. Em 2007, conquistou seu primeiro grande êxito através do lançamento de seu primeiro extended play (EP), Always, que produziu a canção "Lies" (hangul: 거짓말; rr: Geojitmal). Ela permaneceu na primeira colocação das principais paradas musicais sul-coreanas durante sete semanas consecutivas, estabelecendo um novo recorde.[6] Além disso, "Lies" venceu o prêmio de Canção do Ano no Mnet Korean Music Festival do mesmo ano.

Seus EPs subsequentes apoiaram o crescente sucesso e popularidade do grupo, gerando canções que lideraram as paradas musicais, como Hot Issue (2007), que trouxe a faixa-título "Last Farewell" (hangul: 마지막 인사; rr: Majimak Insa), e Stand Up (2008), que produziu "Day by Day" (hangul: 하루하루; rr: Haru Haru). Após receber diversos prêmios, dentre eles o de Artista do Ano no Mnet Asian Music Awards de 2008, o Big Bang continuou a sua já iniciada expansão para o mercado fonográfico japonês, lançando seu primeiro álbum de estúdio japonês, intitulado Number 1, que consequentemente o levou a vencer três prêmios no MTV Video Music Awards Japan. Desde então, lançou mais quatro álbuns de estúdio japoneses: Big Bang (2009), Big Bang 2 (2011), Alive (2012) e Made Series (2016). Em meio às suas promoções japonesas, os membros ramificaram-se em atividades individuais, com G-Dragon e Taeyang lançando álbuns, G-Dragon e T.O.P formando a subunidade GD&TOP, Seungri e Daesung atuando em musicais e apresentando programas de variedades e T.O.P passando a estrelar diversos filmes.

Após uma pausa de dois anos em suas atividades como um grupo na Coreia do Sul, os membros reuniram-se em 2011 para o lançamento do EP Tonight. Entretanto, suas promoções foram interrompidas quando alguns membros enfrentaram problemas legais. No final do ano, o Big Bang tornou-se o primeiro vencedor do prêmio de Melhor Artista Global do MTV Europe Music Awards. Três meses depois, lançou seu álbum mais bem sucedido, o EP Alive (2012), que lhe rendeu seu segundo prêmio de Artista do Ano no Mnet Asian Music Awards daquele ano. Além disso, Alive tornou-se o primeiro álbum em língua coreana a entrar na parada estadunidense Billboard 200, feito conquistado antes do início de sua primeira turnê mundial, concluída no início de 2013. Em 2015, venceu seu terceiro prêmio de Artista do Ano no Mnet Asian Music Awards, através do lançamento dos álbuns singles: M, A, D e E, que precederam o lançamento de seu terceiro álbum de estúdio coreano, Made, lançado em 2016. Suas faixas foram recebidas com sucesso comercial e de crítica, obtendo mais de quinze milhões de cópias digitais vendidas na Ásia.

Considerados os "Reis do "K-Pop" e a "Boy Band da Nação", o seu envolvimento em compor e produzir suas próprias canções, ganhou o respeito e elogios por parte da indústria musical. O quinteto tem sido aclamado como ícones do K-pop por sua participação na divulgação da onda coreana em todo o mundo, juntamente com sua influência no gênero. Suas vendas são de mais de 140 milhões de cópias, sendo o grupo masculino com maiores vendas da Ásia e um dos maiores do mundo. Ao longo de sua carreira, o Big Bang recebeu numerosos prêmios e foi responsável por diversos recordes, incluindo o de artista com mais meses em número um na parada da Gaon e mais semanas em número um no serviço de música online Melon, além de ser o artista com maiores vendas do Cyworld. O grupo tornou-se o primeiro artista sul-coreano a entrar nas listas "Celebrity 100" e "30 under 30" da revista estadunidense Forbes. Citando sua popularidade global e contribuição para o K-pop, o jornal The Washington Post descreveu-o como "a maior banda da ásia"e a revista The Hollywood Reporter como "a maior boy band do mundo".



Antes da estreia do grupo, alguns dos membros já haviam participado da indústria do entretenimento. Com onze anos de idade, G-Dragon e Taeyang foram os primeiros a juntarem-se ao sistema de treinamento da YG Entertainment. T.O.P era um rapperunderground e utilizava o nome artístico de "Tempo". Uma de suas faixas mais populares foi "Buckwild", que contou com a participação de NBK Gray. Após G-Dragon ser abordado pela YG Entertainment a fim de ser um dos possíveis candidatos a iniciar um grupo masculino, ele contactou T.O.P, seu amigo de infância, levando-o a participar de uma audição. Seungri apareceu pela primeira vez no programa de televisão chamado Let's Cokeplay: Mnet Battle Shinhwa, em que o grupo Shinhwa procurava membros para compor a "segunda geração Shinhwa". Assim, a formação original do Big Bang consistia em 6 membros, além dos supracitados G-Dragon, Taeyang, T.O.P e Seungri, foram adicionados Daesung e So-1 que também foram selecionados através de audições. A formação do grupo foi apresentada em um documentário para a televisão e antes de sua estreia oficial, So-1 foi retirado.

O Big Bang realizou sua estreia oficial em 19 de agosto de 2006 no Olympic Gymnastics Arena em Seul, durante o concerto de dez anos da YG Family. No mesmo mês lançaram Bigbang, seu primeiro álbum single, contendo as faixas "We Belong Together", com a participação da companheira de gravadora Park Bom; "A Fool's Only Tears" (hangul: 눈물 뿐인 바보; rr: Nunmulppunin Babo) e "This Love", uma adaptação da canção da banda de pop rock estadunidense Maroon 5, que foi reescrita e performada por G-Dragon. Suas vendas foram de cerca de 40.000 cópias. Em 23 de setembro de 2006, o grupo realizou sua apresentação de estreia na televisão seguido do lançamento do segundo álbum single, Big Bang is V.I.P, que obteve vendas de 32.000 cópias. Seu último álbum single, Big Bang 03, obteve vendas finais próximas a 40.000 cópias. No final de dezembro de 2006, o Big Bang lançou o seu álbum de estreia intitulado Bigbang Vol.1-Since 2007, que vendeu mais de 110,000 cópias,e em seguida realizaram o seu primeiro concerto, de nome The Real.
Always (EP), Hot Issue (EP), For the World e Remembe Posteriormente, foi relatado que alguns membros haviam sido hospitalizados devido ao excesso de apresentações e exaustão, interrompendo suas atividades promocionais. Mais tarde, foram divulgados relatórios em que seus álbuns e singles estavam com uma demanda muito alta, levando a gravadora a reimprimir e reembalá-los para relançamento. Com o sucesso de seus EPs, o grupo recebeu diversos prêmios, incluindo o de Melhor Grupo Masculino e Canção do Ano no Mnet Asian Music Awards em 2007. E posteriormente o de Artista do Ano no Seoul Music Awards. O Big Bang ganhou um total de 12 bilhões de wones (cerca de US$11,5 milhões de dólares) no final do ano.Em 8 de fevereiro de 2007, o Big Bang lançou First Live Concert: The Real, o seu primeiro álbum ao vivo, que vendeu 30.000 cópias até o final do ano. O grupo também iniciou a turnê Want You, visitando cinco cidades sul-coreanas. Seu primeiro EP, Always (2007), que teve G-Dragon como o principal compositor e letrista, marcou diversas mudanças para o grupo. Apesar de anteriormente já estarem escrevendo e compondo suas próprias canções, eles decidiram ter maior controle sobre sua música, afastando-se de suas raízes de hip hop. O referido EP, também foi o responsável por ter introduzido a música eletrônica as canções do grupo. Além disso, sua recepção foi bastante positiva, principalmente no que diz respeito a canção "Lies", descrita pelos críticos de música como "de alto nível". Lançado como o primeiro single, tornou-se o seu primeiro sucesso número um e o EP em si, vendeu mais de 120,000 cópias. Seu segundo EP, Hot Issue, lançado no mesmo ano, seguiu o sucesso de seu antecessor. A faixa-título "Last Farewell", conquistou a primeira posição em diversas paradas musicais, incluindo o Juke-On, onde permaneceu no topo por oito semanas consecutivas. A canção também ganhou o prêmio de Canção do Mês (de música digital) do Cyworld, e impulsionou as vendas de mais de 120,000 cópias de Hot Issue na Coreia do Sul. Paralelamente, o Big Bang realizou o concerto Big Bang is Great, com todos os seus ingressos vendidos em apenas dez minutos.

Com o fim do ano de 2007, o Big Bang aventurou-se no mercado fonográfico do exterior, indo para o Japão. Seu primeiro EP japonês, For the World, lançado no início de 2008, alcançou a posição de número dez na parada de álbuns da Oricon apesar da pouca promoção recebida. O grupo também realizou um concerto no JCB Hall em Tokyo Dome City. O Big Bang retornou a Coreia do Sul após as suas promoções no Japão terminarem, e embora suas atividades tenham sido atrasadas ​​devido a projetos solo, o seu terceiro EP coreano, Stand Up (2008), foi lançado contendo a participação do DJ e produtor japonês Daishi Dance e da banda de rock sul-coreana No Brain. Stand Up ultrapassou a marca de 200,000 cópias em vendas. "Day by Day", sua faixa-título, alcançou a primeira posição em diversas paradas musicais online sul-coreanas, durante seis semanas consecutivas. Seguindo o seu êxito, outras cinco canções também entraram no Top 20, como "Heaven" (hangul: 천국; rr: Cheonguk) alcançando o segundo lugar, "Oh My Friend" em número nove, "A Good Man" (hangul: 착한 사람; rr: Chaghan Salam) em doze, e "Lady" em dezesseis.

Durante o lançamento de seus materiais coreanos, o quinteto lançou a canção japonesa "Number 1" do álbum de mesmo nome (2008), apresentando-a em programas de rádio e televisão japoneses. O álbum alcançou a posição de número três na parada diária de álbuns da Oricon. O seu segundo álbum coreano, Remember, também lançado em 2008, trouxe como primeiro single "Sunset Glow" (hangul: 붉은 노을; rr: Byulkeun Noeul), seguido de "Strong Baby", uma faixa solo de Seungri. O álbum vendeu mais de 200.000 cópias, e o grupo recebeu seu segundo prêmio de Artista do Ano no Mnet Asian Music Awards. No final do ano, foi relatado que o Big Bang havia ganho um total de 36 bilhões de wones (cerca de US$ 34.500 milhões de dólares).

Enquanto o grupo estava em uma pausa no início de 2009, seus membros seguiram em atividades solo. Eles reuniram-se posteriormente para colaborar com o 2NE1, um novo grupo feminino de sua gravadora, apelidada na ocasião de "O Big Bang feminino", para o lançamento da canção "Lollipop", utilizada para promover um telefone celular da empresa LG, além disso, um vídeo musical também foi filmado para a sua promoção. Em seguida, o grupo lançou o single digitais promocional "So Fresh, So Cool", para a marca de cerveja Hite, sem a presença de Seungri, que não possuía idade para beber. Em agosto de 2009, seu segundo álbum japonês foi lançado pela Universal Music Japan e promovido através de dois singles: "My Heaven" e "Gara Gara Go!!" (Japonês: ガ ラ ガ ラ GO !!). Sendo "My Heaven", uma versão japonesa de seu single coreano "Heaven" do EP Stand Up (2008), composta em parceria com Daishi Dance. A canção estreou na posição de número três na parada da Oricon. "Gara Gara Go!" alcançou o quinto lugar e o álbum em si posicionou-se em número três.

Em janeiro de 2010, o Big Bang realizou o concerto 2010 Big Bang Concert Big Show, no Estádio Olímpico de Seul. No mês seguinte, foi ao Japão realizar a turnê Electric Love. Seu terceiro álbum de estúdio japonês, Big Bang 2 (2011), foi precedido pelo lançamento de três singles: '"Koe wo Kikasete" (Japonês: 声をきかせて lit. Let Me Hear Your Voice?), "Tell Me Goodbye" e "Beautiful Hangover". "Koe wo Kikasete" foi incluída no drama japonês Ohitorisama (Japonês: お ひ と り さ ま; One Person) e atingiu a posição de número quatro na parada da Oricon. "Tell Me Goodbye" foi incluída no relançamento do drama sul-coreano Iris no Japão. A canção provou ser popular recebendo comentários favoráveis e venceu o prêmio de Canção do Ano no Japan Record Awards. Na Coreia do Sul, o grupo lançou dois singles com vínculos promocionais, o primeiro "Lollipop Part 2", para promover um telefone celular e o segundo "Shout of the Reds", que contou com a participação da banda de rock Transfixion e da patinadora Kim Yuna, em apoio a Copa do Mundo de 2010. Durante a maior parte do ano, os membros promoveram seus trabalhos individuais, incluindo o lançamento da subunidade GD&TOP com seu álbum de colaboração. O Big Bang também recebeu diversos prêmios notáveis, incluindo o de 5 Novos Artistas no Japan Gold Disc Awards, bem como o prêmio de Melhor Novo Artista. Próximo ao fim do mês de maio, o grupo recebeu os prêmios de Melhor Vídeo Pop e o de Melhor Novo Artista no MTV Video Music Awards Japan pós quase dois anos de uma pausa de suas atividades como um grupo na Coreia do Sul, o Big Bang retornou ao país com seu concerto 2011 Big Show. Onde apresentou canções de seu último EP Tonight (2011), que obteve uma pré-venda de 10.000 cópias no Cyworld, superando o recorde estabelecido pelo grupo TVXQ de 6.500 cópias em 2008. O EP que vendeu 100.000 cópias em uma semana, obteve uma recepção positiva, com Choi Jun do Asiae elogiando a nova direção musical do grupo, reconhecendo que durante os seus dois anos de pausa, o "seu estilo e sensibilidade musicais tem se aprofundado". Após sete dias do lançamento de Tonight, foi relatado que o grupo já havia ganho ₩ 7 bilhões de wons (cerca de US$ 6,6 milhões de dólares). Ademais, sua faixa-título de mesmo nome, conquistou a primeira posição na parada da Gaon. Logo após as promoções de Tonight se encerrarem, o Big Bang lançou um álbum de edição especial trazendo duas novas faixas: "Love Song" e "Stupid Liar". O vídeo musical de "Love Song" obteve dois milhões de visualizações no YouTube em apenas dois dias. Posteriormente, o grupo iniciou a turnê intitulada Love & Hope Tour, em apoio ao álbum.

Em 2011, o Big Bang venceu os prêmios de Melhor Artista Global do MTV Europe Music Awards, como os representantes da região Ásia-Pacífico, recebendo mais de 58 milhões de votos, e o prêmio de Melhor Vídeo Musical com "Love Song", no Mnet Asian Music Awards. Mais tarde o grupo celebrou o décimo quinto aniversário da YG Entertainment, participando do YG Family Concert Tour, que foi seguido do lançamento em 14 de dezembro, de sua terceira coletânea de maiores sucessos, contendo uma versão japonesa da canção "Haru Haru". O álbum liderou a parada da Oricon em seu primeiro dia de lançamento e vendeu mais de 14.000 cópias em sua primeira semana. Foi relatado que o Big Bang ganhou ₩ 88 bilhões de wones (cerca de US$ 84.500 milhões de dólares) em 2011, apesar de sua promoção ter sido de apenas meio ano. Entre os ganhos inclusos, estão um concerto do grupo para a emissora SBS de nome Big Bang Show, bem como as turnês 2011 Big Show e Love & Hope Tour, esta última realizada no Japão.
Ver artigos principais: Alive (EP) e Alive Galaxy Tour O lançamento do álbum coincidiu com o seu concerto anual, Big Show 2012, realizado no Estádio Olímpico de Seul entre 2 a 4 de março para quarenta mil fãs com ingressos esgotados. Isto marcou o início de sua primeira turnê mundial intitulada Alive Galaxy Tour, em parceria com a Live Nation, que foi dirigida pela renomada coreógrafa Laurieann Gibson. A turnê levou o grupo a se apresentar em mais de 21 cidades em treze países. Filmagens do Big Show foram transmitidas para 160 países através do programa MTV World Stage da MTV, o que auxiliou na promoção de sua turnê mundial. Em 6 de março de 2012, o vídeo da canção "Fantastic Baby" foi lançado no YouTube. Atualmente, esta é a canção mais conhecida do grupo, seu vídeo já recebeu mais de 200 milhões de visualizações no supracitado site, sendo o vídeo mais visto por um grupo sul-coreano. Em janeiro de 2012, a YG Entertainment deu início a divulgação de Alive, o terceiro EP coreano do Big Bang, lançado em 29 de fevereiro nos formatos físico e digital. Sua pré-venda obteve 260.000 cópias em duas semanas. "Blue" tornou-se o seu primeiro single, lançado uma semana antes do EP, e alcançou a primeira posição em todas as principais paradas nacionais. Alive tornou-se um sucesso comercial, vendendo mais de 200.000 cópias em seu primeiro mês de lançamento. Internacionalmente, o Big Bang obteve cinco posições na parada K-Pop Hot 100 da Billboard, e a posição de número 150 da Billboard 200, tornando o grupo o primeiro artista sul-coreano a ter um álbum em língua coreana na parada estadunidense. Sua popularidade também impulsionou sua entrada na parada Billboard Social 50, na posição de número 24. Mais tarde, o grupo recebeu reconhecimento de sites locais notáveis, como a da revista Time e uma imagem sua foi destaque na página inicial do Grammy Awards.

Uma versão japonesa de Alive foi lançada como álbum em 28 de março de 2012, nos formatos físico e digital. Sua versão física contêm a canção "Haru Haru" em japonês, além de duas faixas japonesas adicionais. Suas vendas foram de mais de 23.000 cópias em seu primeiro dia de lançamento, alcançando a posição de número dois na parada da Oricon, totalizando vendas de mais de 200.000 cópias, o que levou o álbum a ser certificado como ouro pela RIAJ. As promoções japonesas do Big Bang iniciaram-se com uma apresentação no Springroove Festival 2012, ao lado de artistas de hip hop estadunidenses e japoneses. O grupo foi o primeiro artista sul-coreano a ser convidado juntamente com suas companheiras de gravadora 2NE1. Após o sucesso de seu retorno, em 3 de junho do mesmo ano, o Big Bang lançou um álbum de edição especial intitulado Still Alive, contendo a faixa-título "Monster". O álbum vendeu mais de 100.000 cópias em seu primeiro mês de lançamento. Em 20 de junho, o álbum japonês Alive também recebeu o lançamento de uma edição especial, sob o nome de Alive -Monster Edition-, após seu homólogo coreano.

O sucesso de seu álbum de edição especial impulsionou ainda mais o reconhecimento global do grupo, que alcançou a posição de número onze na parada Billboard Social 50. O Big Bang excursionou extensivamente durante todo o resto do ano, abrangendo diversos países e regiões com a sua turnê Alive Galaxy Tour. Após sua apresentação nas Américas, o grupo retornou ao Japão a fim de realizar o concerto Special Final in Dome Tour, em alguns dos maiores estádios do país, incluindo o Osaka Dome, Tokyo Dome e Fukuoka Dome. O quinteto também realizou apresentações em Hong Kong e Inglaterra em dezembro de 2012. Sua turnê foi concluída com um período de três noites no Olympic Gymnastics Arena em Seul. Em novembro de 2012, o Big Bang recebeu os prêmios de Melhor Grupo Masculino e Artista do Ano no Mnet Asian Music Awards. Além disso, venceu o prêmio na categoria de Melhor Fã, da premiação italiana TRLAwards. Após as atividades promocionais do grupo se encerrarem, seus membros retornaram as suas respectivas atividades individuais.

Apesar do sucesso comercial dos singles lançados, o lançamento do álbum completo previsto inicialmente para o mês de setembro, foi adiado para que o grupo pudesse adicionar novas canções e descansar após quatro meses de promoções. No final do ano, o Big Bang foi um dos maiores vencedores do Mnet Asian Music Awards vencendo quatro prêmios, incluindo o de Artista do Ano pela terceira vez. Em 2016, o grupo continuou em turnê, desta vez se apresentando pelo Made V.I.P Tour na China e em Taiwan, para um público de 182,000 pessoas. Em abril e março, apresentou-se no Japão através da turnê Fantastic Babys, reunindo 280,000 pessoas. Posteriormente, o Big Bang recebeu o prêmio de Melhor Artista do Mundo no MTV Italian Music Awards, tornando-se o primeiro e único artista sul-coreano a vencer a premiação. Em celebração a seu aniversário de dez anos, foram anunciados diversos projetos especiais como parte de suas comemorações. O primeiro foi o filme Big Bang Made lançado em 30 de junho, que exibiu o grupo durante a turnê Made World Tour. O segundo foi a série de concertos intitulados 0.TO.10, realizados no Yanmar Stadium Nagai em Osaka, entre 29 a 31 de julho e no Seul World Cup Stadium, na Coreia do Sul em 20 de agosto. O terceiro foi a exposição intitulada A TO Z, realizada em Seul, entre 5 de agosto a 30 de outubro de 2016, que mostrou a história do grupo. Em 2015, o Big Bang reuniu-se para o lançamento de um projeto especial contendo quatro álbuns single: M, A, D e E.[104] Em 1 de maio, M foi lançado contendo as canções "Loser e "Bae Bae", que alcançaram as posições de número um e dois, respectivamente, na parada da Billboard de World Digital Songs. Tal feito de um artista sul-coreano, só havia sido realizado por seu companheiro de gravadora Psy, com suas canções "Gangnam Style" e "Gentleman". "Bae Bae" venceu os prêmios de Melhor Canção Pop e de Canção do Ano no Korean Music Awards.[106] Em 1 de junho, A foi lançado contendo as canções "Bang Bang Bang" e "We Like 2 Party", que também ocuparam as posições de número um e dois, respectivamente, na parada da Billboard de World Digital Songs. Além disso, na parada de vídeos musicais do QQ Music da China, os vídeos de "Bang Bang Bang" e "We Like 2 Party" alcançaram as posições de número um e dois, enquanto os vídeos de "Loser" e "Bae Bae" se estabeleceram nas posições de número três e seis. Em 25 de junho, o projeto especial havia obtido mais de 100 milhões de visualizações no Youtube. Posteriormente, "Bang Bang Bang" venceu o título de "Canção Internacional do Verão" pelo MTV Iggy. Em 1 de julho, D foi lançado contendo as canções "If You" e "Sober", que alcançaram as posições de número dois e três, respectivamente, na parada da Billboard de World Digital Songs. Ainda no mesmo mês, o grupo conquistou a marca de 200 milhões de visualizações de seus vídeos musicais referentes a M, A e D. Em 5 de agosto, E foi lançado contendo as canções "Zutter" (hangul: 쩔어; rr: Jjeoreo), pertencente a subunidade GD&TOP e "Let's Not Fall in Love", que alcançaram as posições de número dois e um, respectivamente, na supracitada parada. As vendas combinadas dos singles, foram de mais de quinze milhões de cópias em toda a Ásia. Para a sua promoção, o grupo iniciou a turnê Made World Tour, que recebeu sucesso tanto comercial quanto de crítica. Ela reuniu um público de 1,5 milhões de pessoas ao redor do mundo, tornando-se a maior turnê já realizada por um artista sul-coreano. No final do ano de 2015, foi relatado que o Big Bang havia ganho um total de ₩ 140 bilhões de wones (cerca de US$ 120 milhões de dólares).

Em dezembro de 2016, o Big Bang lançou Made, seu terceiro álbum de estúdio coreano, após um atraso de mais de um ano. O álbum foi lançado nos formatos físico e digital. Seu lançamento foi precedido pelos singles "Fxxk It" (hangul: 에라 모르겠다, rr: Era Moreugedda) e "Last Dance". As duas canções juntamente com "Girlfriend", alcançaram os primeiros lugares na parada da Gaon e venderam juntas, mais de um milhão de cópias digitais na Coreia do Sul em apenas cinco dias. Além disso, as canções atingiram as posições de número dois, três e quatro, respectivamente, na parada da Billboard de World Digital Songs, vendendo juntas 13,000 cópias nos Estados Unidos. A versão digital do álbum, vendeu um total de 1,113,494 cópias nas três principais plataformas de música chinesas. Made levou o Big Bang a entrar pela segunda vez na parada Billboard 200, ao alcançar a posição de número 172. Adicionalmente, o álbum estreou em número um nas paradas de World Albums e Heatseekers Albums. Mais tarde, com o intuito de encerrar as atividades promocionais de Made e sua turnê de dez anos, o Big Bang realizou sua última apresentação em Hong Kong em 21 e 22 de janeiro de 2017, como parte da turnê 0.TO.10. Posteriormente, realizaram uma pausa de suas atividades, devido ao serviço militar obrigatório a ser realizado pelos membros, que iniciou-se com T.O.P em 9 de fevereiro de 2017.
INTEGRANTES:
G-DRAGON:
T.O.P:
TAEYANG:
SEUNGRI:
DAESUNG:
UMA DE SUAS MUSICAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário